Se você já comprou curtidas para o Instagram da sua empresa ou pagou uma mini fortuna para ganhar um “destaque” ou qualquer outro tipo de “premiação” de alguma empresa de comunicação, você pode está investindo nas métricas erradas e esse artigo pode te incomodar bastante.

As Métricas de Vaidade, como são conhecidas no meio administrativo, são indicadores que pouco contribuem para resultados efetivos como fluxo de caixa, capital de giro e conversão de novos clientes. Os empreendedores que adotam essas métricas estão frequentemente colocando seu orgulho e metas pessoais a frente do que realmente importa para o negócio.

Passar tempo demais se preocupando com o número de curtidas da sua página, apesar de trazer satisfação, pode ser prejudicial para o seu negócio. Afinal de contas, esse número não reflete que sua marca está mais próxima ou mais distante dos objetivos dela, tornando perigosa qualquer decisão administrativas baseada exclusivamente nesses dados.

O trabalho com o marketing digital deve sempre ser orientado a objetivos e métricas concretas, ou seja, não devemos cair no erro de observar os indicadores incorretos. É essencial durante a atuação online das empresas acompanhar os números certos para extrair um diagnóstico preciso dos trabalhos.

Como observar as métricas corretas e ir em busca de um resultado real para o meu negócio?

Descubra seu público

Não é tão difícil quanto parece. Antes de qualquer ação você precisa conhecer o seu público, quem é ele e quais as suas preferencias, motivações, desejos e preocupações. Quase todas essas informações sobre o seu público são compartilhadas online e devem ser usadas para atingir as pessoas que realmente vão se interessar pela sua empresa, seu produto e seus serviços. Conhecer o seu público e filtra-lo é essencial para não gastar tempo e dinheiro em campanhas que não vão dar resultado.

Redefina seu conceito de Resultado

Ganhar curtidas nem sempre é resultado. O envolvimento nas suas postagens e nas suas redes sociais só pode ser considerado resultado se vier das pessoas certas, ou seja, o seu público alvo. Por exemplo, se sua empresa vende roupas para bebês, o seu público alvo será pais, mães, padrinhos e membros de famílias que efetivamente têm um bebê entre eles. Pagar pelo envolvimento de indivíduos fora do seu público, apenas pelos números, é ir em busca das citadas “metas de vaidade”. Nesse contexto, podemos definir como Resultado, o envolvimento de pessoas que, mesmo sem saber, estavam procurando pelo seu negócio e que possuem grandes probabilidades de precisar dos produtos e serviços que você oferece.

Planeje os próximos passos

Com os efetivos resultados em mãos, você será capaz de planejar as próximas campanhas, promoções e ações da sua empresa. Para isso, lembre-se que no marketing digital é preciso estar em um constante processo de evolução. A cada ação, é necessário aprimorar o que já foi feito para continuar obtendo sucesso.

Categorias: Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: